INSTITUTO BUTANTAN
São Paulo - SP
O Instituto Butantan, fundado em 1901, localizado no bairro do Butantã, na zona oeste cidade de São Paulo, é uma instituição pública centenária que está em um grande parque localizado no bairro do Butantã, na zona oeste cidade de São Paulo, adjacente ao campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. O instituto é voltado para a pesquisa em saúde e atividades educacionais.
No parque os visitantes podem admirar a natureza, com a fauna e flora da Mata Atlântica, em que é um refúgio para a biodiversidade local, além de ter atividades recreativas e de lazer para a família.
O QUE EU ACHO LÁ?
Lá encontramos três museus (museu histórico, museu de microbiologia e o museu biológico), um hospital, serpentário, reptilário, macacário um grande complexo industrial, responsável pela produção de vacinas e soros, e diversos laboratórios especializados no estudo básico e aplicado em diversas áreas da Saúde Pública, que são a Imunologia, Toxinologia, Biotecnologia, Biologia Molecular, Farmacologia, Biologia Celular, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia, Biologia Animal, Genética e Fisiologia. Essas estruturas são alojadas em prédios históricos e construções modernas.
E MAIS...
O Parque do Instituto Butantan localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, possui uma área de 750 mil m2, com 60% da sua cobertura composta por fragmento de vegetação que está localizado no interior de uma zona urbanizada.
No Museu Histórico são encontrados piso e paredes originais, com instrumentos científicos, equipamentos e mobília de 1981, onde foi abrigado o laboratório em que Vital Brazil desenvolveu suas primeiras produções de soro, pesquisas e experimentos.
No Museu de Microbiologia são encontrados exposições criativas e atrativas para o público, com ações educativas que estimulem o interesse científico do público.
No Museu Biológico tem a exposição zoológica viva e permanente, com serpentes, aranhas, lagartos, peixes, insetos e escorpiões, que estão em recintos que recriam seu hábitat natural, mostrando sua importância na manutenção do meio ambiente e animais que são representativos do Brasil.
O Museu Emílio Ribas foi transferido para o Instituto Butantan em 2010, porém atualmente passa por uma reforma. Nele será abordado a história da saúde pública.
Além disso, o Instituto capacita alunos através de estágios em nível de iniciação científica (PIBIC/CNPq), programa de especialização na área da saúde e pós-graduação (mestrado e doutorado), oferecendo também cursos de extensão.
TÁ, MAS QUEM EU POSSO LEVAR?
O Instituto Butantan é aberto ao público de todas as idades de segunda a domingo, das 7h às 17h, sendo a entrada no parque gratuita e a entrada nos museus paga, custando R$6,00 a visitação para os três museus, em alguns casos como entrada de estudantes e professores a entrada é grátis, e não são aceitos cartão de crédito e débito. Já as fábricas não estão abertas para o público, pois possuem exigências rígidas de esterilidade dos ambientes de produção de soros e vacinas.