PARQUE DA ACLIMAÇÃO
São Paulo - SP
O Parque da Aclimação foi a segunda área verde oficial de São Paulo (a primeira foi o Jardim da Luz) e com uma área de 112.200 m² de lazer, entretenimento, fauna e flora.
Ele foi feito no século XX, nas terras de Carlos Botelho (médico, fazendeiro e político paulista) que era um espaço antes dedicado para criação de gado e leiteria. Mas a intenção era reproduzir naquele local um jardim inspirado no Jardin d’Acclimatation, que era um jardim presente em Paris, na França, e também um zoológico, que foi o primeiro da cidade de São Paulo.
O zoológico criado no ano de 1882, tinha Maurício, um urso polar branco do polo norte, o camelo Gzar, uma sucuri, um peixe elétrico do Amazonas e hienas africanas, segundo jornais da época.
Ele foi adquirido pela Prefeitura em 1939 e tombado em 1986 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
O QUE EU ACHO LÁ?
O parque possuí vários locais de observação, lazer e entretenimento, como o jardim japonês com espelho d’água, lago, concha acústica, pista para cooper e caminhada, aparelhos de ginástica, espaço para piquenique, playgrounds infantis, paraciclo, áreas de circulação, como o cachorródromo, campo de futebol, voleibol e basquetebol, e também a Biblioteca Temática de Meio Ambiente Raull Bopp (equipamento pertencente à Secretaria Municipal da Cultura), com mais de 30 mil exemplares de livros. Tem bastante opção, bem legal né? E tudo isso no meio da cidade e bem pertinho dos bairros da Liberdade e Paraíso, no Centro de São Paulo.
Além disso, no parque há rede wi-fi, banheiros acessíveis, entrada (por rampa), 4 vagas internas para pessoas com deficiência (mediante uso do cartão do DEFIS), e as ruas próximas possuem o sistema zona azul diariamente, inclusive aos domingos.
E MAIS...
Nessa área verde foram encontradas e registradas 111 espécies de animais, entre elas mamíferos (gambá e morcego), peixes (tuvira e cascudos), répteis (cobra-cega e tigre d’água de orelha vermelha), insetos (borboletas e joaninhas), anfíbios (sapo-cururu), e aves. No lago vivem carões, irerês, frangos-d’água, savacus, martins-pescadores, mergulhões-caçadores, biguás e biguatingas; garças, quero-quero, periquito-rico, joão-de-barro, chopim e sabiá-laranjeira são observadas com facilidade, além gavião-miúdo, aves de rapina, gavião-carijó e caracará. Dentre os migrantes estão juruviara, araponga, irré e bem-te-vi-rajado que visitam as copas das árvores entre setembro e março. E se você tiver sorte, é possível observar a coruja-orelhuda e o gambá-de-orelha-preta, que são encontrados normalmente a noite.
Já em relação a flora, todas elas foram implantadas ali, sendo possível ver um bosque com espécies exóticas, nativas e até de brejo. São espécies presentes ali guanandi (Calophyllum brasiliense), magnólia-branca (Magnolia grandiflora), cabreúva (Myroxylon peruiferum), palmeira-coca-cola (Roystonea borinquena), ipê-branco (Tabebuia roseoalba), leiteira-de-espinho (Pachystroma longifolium), tamareira-anã (Phoenix roebelenii) e tamareira-de-jardim (Phoenix reclinata), entre muitas outras. Além disso, também foram registradas 125 espécies vasculares, que estão ameaçadas de extinção, são exemplo delas o pau-brasil (Paubrasilia echinata), cedro (Cedrela fissilis) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).
Escolha qual atividade você deseja realizar, seja atividade física, fugir um pouco das paisagens comuns da cidade de São Paulo, contemplar a natureza ou adquirir conhecimento e venha conhecer!
Em alguns dias da semana é possível fazer aulas de Hatha Yoga e Radio Taissô. E tudo isso em um parque com amplo acesso, tranquilo, com um espaço muito agradável e bem verde. Só marcar o dia e ir conhecer! Aconselho fazer a visita com o uso de transporte público, como ônibus e metrô, e ainda conhecer outros pontos bacanas na cidade de São Paulo.
TÁ, MAS QUEM EU POSSO LEVAR?
O parque é aberto para o público de todas as idades, sendo ideal para visitas com toda a família curtir muito.
Ele se encontra aberto todos os dias (segunda-feira a domingo), inclusive feriados e emendas, das 5h às 20h.
Porém é proibido o uso de bicicletas, patins e skate, empinar pipas ou praticar esportes radiocontrolados e o uso de drones.
Sendo a entrada franca!
Então venha conhecer e aproveitar as áreas verdes encontradas no meio da cidade de São Paulo!
Endereço: Rua Muniz de Souza, 1119, Aclimação
Tel.: (11) 3208-4042.