PARQUE DA JUVENTUDE
São Paulo - SP
Que é Parque da Juventude é cheio de história, nós já sabemos, o parque foi construído no antigo Complexo Penitenciário Carandiru, famoso por ser o maior da América Latina, e marcado por tanta violência. O governo de São Paulo então decidiu mudar esse espaço e aí é criado o Parque da Juventude, para repaginar e ressignificar o local. O parque dispõe de campos voltados à prática de atividades, piqueniques, exercícios; e várias áreas arborizadas. Este parque possui grandes atrações para os seus visitantes além de abrigar importantes espaços públicos.
E O QUE POSSO FAZER LÁ?
Para iniciarmos a apresentação deste parque podemos dividi-lo em três grandes partes:
Área Esportiva: possui enormes quadras poliesportivas (oito quadras para ser mais exato), espaços para prática de skate e patins, pistas de cooper, duas quadras de tênis, áreas destinadas para esportes diversos como o taekwondo e estações de ginástica, sendo uma delas exclusiva para pessoas com deficiência. Para que a diversão fique completa o parque disponibiliza materiais esportivos de graça desde que você apresente um documento original com foto e retorne esse materiais após o uso no parque, dentre os materiais disponibilizados estão: bolas de futsal, bolas de vôlei, bolas de handebol, bolas de basquete, raquetes e bolas de tênis, raquetes e bolas de ping pong, jogo de damas e jogo de xadrez.
Área Central (caráter recreativo) – É uma área muito gostosa, pois contempla o verde do parque, onde trilhas e jardins ficam à disposição dos visitantes, e por meio de passarelas que foram remanescentes do antigo presídio Carandiru, o passeio fica ainda mais prazeroso, onde passear entre as alamedas, os bosques e uma pequena Mata Atlântica nos aproxima ainda mais da natureza local. Para conhecer melhor a área, o parque oferece modalidades esportivas, como o arvorismo, e permite a entrada de animais de estimação.
Espaço canino: Este local é totalmente cercado para que as pessoas possam deixar seus cães brincarem soltos. Para que humanos e animais se sintam mais à vontade o parque disponibiliza bebedouros e quiosques para descanso. As raças mastim napolitano, pit bull, rottweiller, american staffordshire terrier e variações de qualquer das raças indicadas devem usar coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira, conforme determina o Decreto Nº 48.533, de 9 de Março de 2004.
Área Institucional (caráter cultural) - esta áreas abriga instituições como o prédio da ETEC (Escola Técnica Estadual), localidades do parque oferecem cursos regulares de enfermagem, informática, música, canto, entre outros. Aqui também encontramos a Biblioteca de São Paulo, de responsabilidade da Secretaria da Cultura, onde o acesso gratuito a computadores e internet é disponibilizado e mais de 30 mil livros, filmes e CDs estão na palma da mão dos visitantes. Com isso podemos ter acesso à um grande acervo físico e digital, da cultura brasileira, juntamente com duas áreas infantis para abrigar os pequenos e um auditório totalmente equipado para abrigar os interesses locais culturais. Nesse mesmo local também existe um posto do serviço Acessa SP.