top of page

PARQUE ESTADUAL CAVERNA DO DIABO

Iporanga, Eldorado e Barra do Turvo

O parque conta com um atrativo principal, sua caverna de mais de 6.000 metros de extensão, mas apenas 10% estão abertos para os visitantes.
Dentro dos arredores, podemos encontrar uma grande diversidade de fauna e flora, como jacutingas, onças e macacos, além de árvores nativas como araçás, guapuruvus e palmitos-juçara.e até mesmo de espécies ameaçadas de extinção, como o cedro, palmito, juçara e a onça-parda. Existem áreas de cachoeiras permitidas ao nado. Cavernas abertas para a visitação, grutas, passeios noturnos, rios, áreas para a observação de fauna e flora, para práticas de arborismo, tirolesa, bicas e pontes pênsil.

14385690126_8fccce747c_o.jpg
Parque Estadual Caverna do Diabo: Service
14428932243_edc96de3c7_o.jpg

TÁ, E O QUE POSSO FAZER LÁ?

O Parque conta com restaurante, áreas para piquenique, acesso à internet, playgrounds, um mirante de acesso permitido aos visitantes, loja de artesanato e souvenires, área para piquenique, banheiros, estacionamento e um Centro de Visitantes com exposição temática, onde o visitante pode conhecer mais sobre o ecossistema da Mata Atlântica e suas cavernas. Não há alojamento para visitantes dentro do Parque, mas é possível encontrar meios de hospedagem nos municípios mais próximos.


Dentre as trilhas disponíveis, estão:


·       Trilha da Cachoeira do Araçá

Trilha próxima à Caverna do Diabo, seu percurso se dá em meio à Mata Atlântica, passando por três quedas d’água: a primeira para contemplação, a segunda para mergulho e a terceira para beber água direto da fonte, pois possui uma bica natural.

Permitido nadar


·       Trilha da Caverna do Diabo

Com enormes salões ornamentados, imensas colunas calcíticas e uma infinidade de espeleotemas (as ditas estalactites, estalagmites e colunas). Possui escadas, corrimões, passarelas e um sistema de iluminação único no Estado de São Paulo, que permite ao visitante ver a amplitude e a beleza da caverna de forma segura, sendo um roteiro indicado para toda a toda a família, inclusive crianças e idosos.

E MAIS...

·       Trilha do Mirante do Governador

 O visitante caminha em meio à floresta e campos de altitude até chegar ao Mirante do Governador, onde, em dias de céu claro, é possível ver grande parte do Vale do Ribeira.

Passarela / Trilha Suspensa



Atrativos do entorno

Nos municípios do entorno do Parque Estadual Caverna do Diabo encontramos diversas opções de passeios que complementam a visita ao Parque.:

       i.         O Vale das Ostras é formado pelo mesmo rio que atravessa a Caverna do Diabo, o Ribeirão das Ostras. Este rio forma 12 cachoeiras. A Trilha das Ostras, de aproximadamente seis quilômetros, passa pelas cachoeiras do Engano, do Vomito, da Meia-Volta, da Escondida, do Salto Triplo, do Funil, do Palmito e do Papo e pelos Poços Verde e Azul, chegando finalmente ao ponto culminante do roteiro: a Queda de Meu Deus, com 53 metros de altura.

foto: Eder Fortunato
Vista_da_Caverna_do_Diabo.jpg
14386056156_be75337486_o.jpg

  

       i.         Cachoeira Dito Salu, vista do alto

Na mesma região de entorno da Caverna do Diabo, o visitante tem a oportunidade de participar das atividades do Circuito Quilombola, praticando turismo de base comunitária e conhecendo de perto a cultura afro-brasileira, o cotidiano das comunidades quilombolas, seus costumes, conhecimentos tradicionais e a forma como lidam com a natureza. Nesse roteiro, o visitante pode conhecer a história de luta e resistência dessas comunidades e entender como elas contribuem até hoje para preservar a sociobiodiversidade da região.

     ii.         No Circuito Quilombola, o visitante pode percorrer trilhas, visitar sambaquis de grande interesse arqueológico, conhecer os bananais orgânicos, as roças de mandioca, as plantas e ervas medicinais usadas pelas populações tradicionais, saborear pratos típicos da gastronomia quilombola, assistir apresentações culturais como a tutuca no pilão e as danças Nhamaruca, do Trabalhador, da Mão Esquerda, da Roda de Capoeira e da Bandeira do Divino Espírito Santo, entre muitas outras experiências enriquecedoras.

Os passeios do Circuito Quilombola são montados para grupos de acordo com as necessidades específicas dos mais diversos públicos. Conheça os diferentes roteiros que são oferecidos no site http://www.circuitoquilombola.org.br/.

Parque Estadual Caverna do Diabo: Serviços

GOSTOU?

Então compartilha essa informação com todo mundo e chama a família e os amigos pra fazer essa super viagem e conhecer esse parque sensacional!

apiai-caverna.jpg
Parque Estadual Caverna do Diabo: Bem-vindo
bottom of page