top of page

PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA

São Paulo

Este parque tem como objetivo principal assegurar a proteção dos mananciais presentes e abrigar espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Além da fauna, espécies vegetais (algumas ameaçadas de extinção) também contam com o refúgio que o parque proporciona, espécies estas como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás.

Trilha_Pedra-Branca_95-16_foto-Cecília-
Parque Estadual da Cantareira: Service
Mirante_S%C3%A3o-Paulo_Pedra-Branca_95-1

E O QUE EU ACHO LÁ?

Dentre as atrações e instalações, podemos encontrar uma enorme quantidade de nascentes e córregos da região, lagos para a contemplação, represas, cachoeiras, áreas para a observação de fauna e flora (árvores centenárias estão presentes nesse parque), um mirante com vista panorâmica, sanitários equipados, internet disponível, estacionamento e playgrounds.


Aqui estão algumas trilhas que podem ser feitas:

  • Trilha da figueira

Trilha que circunda o casarão do Parque do Carmo, onde se localiza o Museu de Meio Ambiente e termina numa figueira gigante plantada na época que a área era uma fazenda.

foto: Cecília Bastos

E MAIS...

  • Trilha da Suçuarana

 Inúmeras vezes, foram encontrados rastros da pegada da Onça Suçuarana, podendo ser encontrado ao longo do seu trecho e da UC como um todo, sendo que sua existência na área é motivo de grande orgulho.

  • Trilha da Pedra Grande

A trilha é uma antiga estrada usada por tropeiros. A caminhada leva até a pedra grande o ponto mais alto da trilha onde é possível vislumbrar a cidade de SP.

  • Trilha da cachoeira

Presença de fauna e flora exuberantes, 3 quedas du0027água.

  • Trilha da Jaguatirica

Percurso um pouco íngreme em seu início, onde o visitante terá contato com o contraste entre a vegetação exótica introduzida e a exuberância da mata nativa.

foto: Cecília Bastos
Trilha_Pedra-Branca_95-16_foto-Cec%C3%AD
Myrmotherula_gularis_-Parque_Estadual_da

  

  • Trilha das Águas

Está é uma trilha que se encontra no decorrer da trilha da Samambaiaçu. Seu traçado atravessa um trecho de mata ciliar levando o visitante ao Recanto das Águas.

  • Trilha do Macuco

 É possível avistar o encanamento do antigo Sistema Cantareira de Abastecimento.

  • Trilha do Samambaiaçu

Trilha que tem a forma circular, sendo atribuído este nome devido a existência de uma grande alameda de samambaias que margeiam a trilha.

  • Trilha do Sagui

 A trilha do Sagui passa por um antigo forno utilizado para a produção de carvão vegetal e por um pequeno córrego afluente da represa.

  • Trilha do Tapiti

  • Trilha do Bugio

  •  Trilha da bica


Dentro da gigante Serra da Cantareira, o Parque é dividido em núcleos, são eles:
– Núcleo Pedra Grande, primeiro a ser aberto ao público, em 1989, com três trilhas conhecidas por proporcionar ao visitante contato direto com a Mata: Trilha das Figueiras, com 1.200 m de percurso que varia de suave à íngreme; Trilha da Bica, com 1.500 m de percurso suave, passando por uma mini bacia hidrográfica; e a Trilha da Pedra Grande, que consiste em uma antiga estrada, com um percurso de 9.500 m, que leva à Pedra Grande, de onde é possível observar um panorama da cidade de São Paulo. Além das trilhas, o núcleo possui anfiteatro e museu.
– Núcleo Engordador, chamado assim por abrigar uma antiga fazenda onde era realizada a “engorda” do gado, conta com a Trilha da Cachoeira, com aproximadamente 3.500 m, passando por cachoeiras e rios; a Trilha do Macuco, com um leve percurso de 700 m, que acompanha um riacho; e a Trilha de Mountain Bike, com 1.400 m e única trilha para prática de ciclismo do local. É possível também visitar a ‘Casa de Bombas’, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), construída em 1894, que fez parte do primeiro sistema de abastecimento de água de São Paulo.

pedragrande_01.jpg
1839396380-parque-estadual-da-cantareira

  

– Núcleo Águas Claras, mais voltado à educação ambiental (principalmente no que se refere à preservação dos rios), o núcleo possui quatro trilhas: a Trilha das Águas Claras, com cerca de 700 m, que passa por pequenas corredeiras e quedas d’água; a Trilha Samambaia-açú, com 1.250 m, repleta de samambaias de até dois metros de altura; a Trilha das Araucárias, com aproximadamente 1.250 m, com diversos tipos de pinheiros em suas alamedas; e a Trilha da Suçuarana, com 1.200 m de bosques e vegetação ribeirinha.


– Núcleo Cabuçu, último a ser construído e revitalizado recentemente para maior proteção da floresta nativa, possui anfiteatro, centro de visitantes, playground e as trilhas da Jaguatirica, com 1.000 m e um percurso suave; Tapiti, com 250 m e árvores de diversas espécies; do Sagui, com 730 m e de nível fácil; e da Cachoeira, com 5.220m, percurso íngreme e uma pequena cachoeira em seu final.

Parque Estadual da Cantareira: Serviços

GOSTOU?

Então compartilha essa informação e venha conhecer os vários núcleos desse parque lindo!
Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP. Tel.: (11) 2203-0115.
Núcleo Águas Claras – Av. Senador José Ermírio de Moraes, s/n – Mairiporã/SP. Tel.: (11) 4485-3975.
Núcleo Cabuçu – Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP. Tel.: (11) 2401-6217.
Núcleo Engordador – Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira – São Paulo/SP. Tel.: (11) 2995-3254.

Parque-Estadual-da-Cantareira-2.jpg
Parque Estadual da Cantareira: Bem-vindo
bottom of page