PARQUE ESTADUAL FURNAS DO BOM JESUS
Pedregulho – SP
Este parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, pois preserva ecossistemas importantíssimos brasileiros. Com sua grande extensão, os visitantes podem ser deslumbrados com sítios geomórficos e paisagens naturais de cinema. Com toda essa exuberância, o parque abriga muitos cientistas e é claro seus visitantes.
TÁ, E O QUE POSSO FAZER LÁ?
Dentre os atrativos do parque encontramos um local em forma de canyon, onde podemos visitar várias cachoeiras, lagos, represas e sete quedas-d água, e a maior delas é a Cascata Grande com 142 metros de queda. As cachoeiras possuem nado permitido, e para acessá-las é necessário enfrentar trilhas locais, de média e alta dificuldade
A Trilha do Mirante, com 1.364 metros, é indicada à todas as idades pois é de baixa dificuldade. No caminho dessa trilha, os visitantes têm acesso ao Centro de Vivência Ambiental onde podem desfrutar as belezas da diversidade da fauna e flora do parque. A Trilha dos Macacos possui uma dificuldade média, pois tem um percurso de 800 metros em meio à Mata Atlântica e, ao final dela, o visitante encontra uma cascata de 35 metros de altura. Já a Trilha do Malta permeia as redondezas do parque, possuindo 2.800 m de dificuldade média, onde no final a cachoeira do Malta pode ser vista.
SERVIÇO
Algumas das espécies que podemos encontrar no parque são o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda (suçuarana). Entre a flora, é possível identificar espécies como ipê, angico, paineira-rosa, jacarandá, jequitibá, peroba e cedro.
As instalações do parque que podemos encontrar são: estacionamento, acesso
à internet, sanitários bem equipados e sistemas de imagem disponíveis aos visitantes. Caso deseje ficar mais um pouco, existem hospedarias próximas ao parque.
Ao fim de algumas trilhas você pode encontrar um Mirante com belíssimas vistas, onde pode observar monumentos geológicos à distância, costões rochosos, e cachoeiras à distância.