top of page

PARQUE ESTADUAL ILHA DO CARDOSO

Cananéia – SP

O Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC) foi criado em 1962 e está localizado no município de Cananeia, no extremo sul do litoral paulista. Com 13.600 hectares de área de preservação, ele é rico em espécies da Mata Atlântica e com grande biodiversidade e é gerenciado pelo Instituto Florestal de São Paulo. Sendo que a ilha possui uma população local bem pequena, composta por pescadores, pesquisadores e índios guaranis. Olha que experiência incrível!

72709.jpg
Parque Estadual Ilha do Cardoso: Service
Praia-Folinhos-16-e1466782978847.jpg

O QUE EU ACHO LÁ?

No PEIC e no entorno são encontrados vários atrativos para os visitantes, como costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, mangues, rios, cachoeiras, montanhas cobertas de florestas, bike, cachoeiras, canoagem, observação de aves, de golfinhos, contemplação da fauna e flora em geral, vivência com a cultura caiçara, sítios arqueológicos, passeio de barco e conhecimento da influência histórica nesse local. Olha só o tanto de coisa legal pra ver e conhecer? Já marcou a data pra visitar?

As trilhas disponíveis são:

- Trilha da Piscina da Lage

- Trilha do Morro da Tapera

- Trilha do Morro do Pereirinha

- Trilha da Cachoeira Grande

- Trilha da Passarela sobre o Manguezal

- Trilha do Poço das Antas

E MAIS...

O parque possui dois núcleos principais de visitação, são eles:  Núcleo Perequê e Núcleo Marujá.
Aviso importante: não esqueça o repelente, pois as picadas das mutucas vão comer soltas.
Na região do PEIC estão presentes seis comunidades caiçaras, resultando em 465 moradores. Elas são formadas por pescadores que, atualmente, têm o turismo como fonte de renda, pois, devido à influência cultural indígena, desenvolveram um apurado conhecimento da natureza. São encontrados também numerosos sambaquis (sítios arqueológicos), ruínas da ocupação humana a partir do período colonial e uma réplica do marco do Tratado de Tordesilhas no Pontal da praia de Itacuruçá, local onde se encontrava o marco original, que conferem grande importância histórica ao parque.

foto-abre-01-copy-44.jpg
000045.jpg

E MAIS...

Por ser um local de Mata Atlântica, é possível encontrar quase mil espécies de plantas catalogadas, como ipês, bromélias, palmitos-juçaras, orquídeas, canelas, caixetas e jequitibás.  A ilha também é refúgios para animais ameaçados de extinção, como a onça-parda, o jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-cara-roxa, a lontra, macacos bugio e monocarvoeiro, o veado-mateiro, e muitos outros. Além destes, o morcego Lasiurus ebenus, que foi descoberto pelos pesquisadores em 1994, só estão presentes na Ilha do Cardoso, sendo assim endêmico dessa região. O local também é muito importante por ser reduto para as cinco espécies de tartarugas marinhas da região, são elas a tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-de-couro e tartaruga-oliva.

   

Nos costões há grandes depósitos de algas, mariscos e crustáceos, e da vegetação, os manguezais se formam no Canal do Ararapira e na Baía de Trapandé e uma extensa restinga cobre a maior parte da planície litorânea da ilha. Com praias que são banhadas pelo oceano Atlântico, como as praias de Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lages e Marujá.
O PEIC não possui quiosques e estrutura para a prática de esportes radicais
Há o passeio de focagem noturna, que é feito de barco pelo estreito rio Perequê para observar os jacarés-de-papo-amarelo. E também o Museu Marinho, onde a atração principal são as várias espécies de animais empalhadas, aves e outros animais da Mata Atlântica encontradas no PEIC, e também instrumentos usados pelos moradores tradicionais caiçaras do parque.

Ilha_do_Cardoso_-_pontal_sul.jpg
costao-e-praia-do-maruja.jpg

  

 Já imaginou ir a um lugar tão único assim?

O passeio dura o dia inteiro, com parada na praia para banho e um lanche. Sendo que carros não entram na ilha, por esse motivo os carros devem ser estacionados nos núcleos, e o restante do percurso ser feito de barco até a ilha. Além disso, nesse trajeto é possível ver golfinhos, botos, garças e outros animais incríveis.

Além disso, também há pousadas que podem ser escolhidas para ficar. E também na praia  Itacuruçá, que é possível se hospedar na casa de alguns moradores, bem como ficar acampado no quintal dos mesmos.

E ai, já decidiu quando ir?

TÁ, MAS QUEM EU POSSO LEVAR?

O Parque Estadual Ilha do Cardoso é ideal para ir com a família, incluindo idosos e crianças, porém sempre é primordial avaliar o nível de dificuldade e as indicações de faixa etária que cada atividade possui.
Sendo proibido animais domésticos, bebidas alcóolicas, fazer fogueira e jogar lixo.
Há como indicações, dependendo da atividade que será feita, levar lanches, mochilas, muita água, protetor solar e roupa de banho.
Sendo a melhor época para visitação entre abril a novembro, pois é quando as chuvas diminuem.
Os passeios e atividades programados são feitos por monitores contratados da Unidade de Conservação, com o apoio dos monitores da AMOAMCA (Associação dos Monitores Ambientais de turismo Municipal de Cananéia).
Há duas opções pra chegar: lancha rápida para quatro pessoas, que cruza as águas em uma hora por R$ 250, ou pegar a balsa da Dersa, que gasta 3 horas, por R$ 35, ligue.

ilha-do-cardoso-001.jpg
Parque Estadual Ilha do Cardoso: Serviços

GOSTOU?

Então compartilha essa página com os amigos e família e combine de ir visitar esse parque lindo!

57911_w840h525_1537377970parque-ilha-do-
Parque Estadual Ilha do Cardoso: Bem-vindo
bottom of page