PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA
Iporanga e Apiaí - SP
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) foi criado em 1958 e é um dos parques mais antigos do Estado de São Paulo, com cerca de 35 mil hectares, estando numa região de Mata Atlântica preservada, e está no Sul do Estado, entre os municípios de Iporanga e Apiaí. Pensa só no tanto de biodiversidade de plantas, animais e fungos podem se encontrar nesta região! Bora conhecer mais sobre o parque?importante. Tem muito a dizer? Transforme qualquer item em uma página ao clicar em "Criar uma página a partir deste item" no painel de edição.
O QUE EU ACHO LÁ?
O PETAR é considerado um Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade (reconhecido pela UNESCO), pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil, e também integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera.
No parque se encontram vales, montanhas e rios. Ele possui diversos atrativos, como muitas trilhas, cachoeiras, sítios arqueológicos e paleontológicos, comunidades tradicionais e quilombolas e um complexo de cavernas, com aproximadamente 350 cavernas (porém apenas 12 destas aberta para o público). Além disso, é ótimo para a prática de boia cross, tirolesas, acqua ride, duck, rafting, mergulho dentro de cavernas (apenas para pesquisadores autorizados), espeleologia, bike, rapel, cascading (descida de cascatas ou cachoeiras), contemplação da natureza, fotografia, educação ambiental. Só escolher a programação mais interessante e ir, que aliás são muitas!
E MAIS...
Existem quatro Núcleos de Visitação, todos eles têm facilidade de acesso e de controle dos visitantes, para que tudo seja feito de modo mais organizado, planejado e protegendo a biodiversidade local. Neles há sanitários, quiosque dos guias e controle, portaria, estacionamento, Centro de Interação Ambiental, com auditórios e sanitários. Alguns ainda possuem área de camping (com capacidade de 60 pessoas), alojamento de pesquisadores /monitores, alojamento funcionários e lavanderia;
Por estar em um território de Mata Atlântica, há uma grande variedade de espécies na região. São elas várias espécies de mamíferos de grande porte, como pacas, antas e bugios, de aves, como Socó Boi Escuro, Gavião de Penacho, entre outras. Além disso, há muitas espécies de bromélias, orquídeas, palmito juçara e muitas outras. Com uma variedade de córregos e rios com águas cristalinas.
E ai, já decidiu quando ir?
TÁ, MAS QUEM EU POSSO LEVAR?
O Parque é ideal para ir com a família, incluindo idosos e crianças, porém sempre é primordial avaliar o nível de dificuldade e as indicações de faixa etária que cada atividade possui.
Há como indicações, dependendo da atividade que será feita, levar lanches, mochilas, muita água, protetor solar e roupa de banho.
Sendo a melhor época para visitação entre abril a novembro, pois é quando as chuvas diminuem.
A grande maioria dos passeios do parque é feita apenas com Monitores Locais credenciados.
Olhe o site oficial do PETAR para saber as indicações específicas para cada atividade e os núcleos de acesso para cada uma delas. Para atividades com maior dificuldade e especificidade é necessário que leve autorização, caso você seja um pesquisador.
Para a entrada no parque, o valor do ingresso (cobrado apenas nos Núcleos Santana, Caboclos e Ouro Grosso) é R$ 16,00 por pessoa, sendo os maiores de 60 anos e menores de 12 anos de idade são isentos. Já estudantes com comprovante escolar possuem 50% de desconto.
É importante saber que as cavernas e demais atrativos possuem limite de pessoas por dia /capacidade de carga. Por isso esteja ciente que deverá respeitar o limite de pessoas em cada um desses atrativos.
Algumas regras se aplicam ao passeio, como:
- é obrigatório estar com Monitor Ambiental Local em todas as cavernas e na grande maioria dos atrativos;
- é obrigatório o uso de calça, camiseta com mangas normais e tênis (não podem blusinhas, camisetas regatas ou sandálias);
- é obrigatório o uso de equipamentos de segurança como lanternas e capacetes.
Núcleos e seus respectivos endereços:
- Núcleo Caboclos:
Acesso no Km 294 da Rodovia SP – 250 (26 km de Apiaí ou 37 km de Guapiara), segue-se por 17 km pela Estrada do Espírito Santo (estrada de chão) até a base do Núcleo.
O Núcleo Caboclos está à cerca de 75 km do Núcleo de Santana (principal núcleo do PETAR).
- Núcleo Santana:
Rota das Cavernas – SP 165, entre Apiaí ou Iporanga.
O Núcleo Santana está a cerca de 75 km do Núcleo Caboclos e 3 km do Núcleo Ouro Grosso.
- Núcleo Ouro Grosso:
Está localizado estrategicamente junto à comunidade do Bairro da Serra. Tem servido de base de apoio para eventos, cursos, reuniões da comunidade e controle para o acesso à Caverna do Ouro Grosso e Alambari de Baixo.
- Núcleo Casa de Pedra:
Iporanga - SP, 18330-000