Essa é para os amantes de pets convencionais – especialmente os auaus!
Muita gente tem aquela famosa combinação de plantas e animais dentro de casa; e muitas são atrativas para nossos bichinhos, por isso achamos interessante alerta-los sobre quais você precisa ter uma atenção especial!
Aqui vai uma lista de plantinhas que são tóxicas para nossos cachorrinhos gatinhos e alguns sintomas que elas podem causar:
Comigo-ninguém-pode: é a principal causadora de intoxicações, provavelmente por ser uma das mais encontradas nas nossas casinhas! Ela possui uma substância chamada oxalato de cálcio e ela é a responsável por causar a intoxicação, levando a sintomas como irritação e edema (inchaço) das mucosas podendo causar asfixia; além disso, ela é tóxica até mesmo para nós. Essa faz jus ao nome, em!!
Copo de leite: Tem o mesmo princípio que a outra, o oxalato de cálcio, causando então, sintomas semelhantes como edema de glote, dor severa e irritação das mucosas, mas só em caso de ingestão, o contato em si, não é tão prejudicial como a anterior. Bom ficar de olho né!
Antúrio: mais uma que possui o oxalato de cálcio, causando queimação das mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, náuseas, salivação, diarréia, ou até mesmo asfixia! Eita que esse oxalato é perigoso em!
Dama da noite: nesse caso, os frutos imaturos e as folhas são tóxicos e se ingeridos causam náuseas, vômito, distúrbios comportamentais, alucinações e agitação psicomotora (ações involuntárias, algumas pessoas costumam chamar de “tic nervoso”). Bonitas, cheirosas e perigosas, não!?
Azaleia: essa é muito comum dentro dos nossos lares. Possui uma substância chamada andromedotixina como princípio ativo, e se ingerida causa distúrbios digestivos por 6 horas!!! Além de ser capaz de provocar disfunções cardíacas! Bom tomar cuidado né, pessoal?
Bico-de-papagaio: possui uma seiva leitosa que é tóxica; esse látex irritante causa lesão na pele e conjuntivite se entra em contato com a pele de seu bichinho. Em casa de ingestão causa náusea, vômitos e até gastroenterite nos nossos cachorrinhos e gatinhos que nada mais é do que uma inflamação no intestino que leva a diarreia e vômitos.
Coroa-de-Cristo: muito comum de se encontras nas calçadas do bairro; ela também possui o látex irritante que tanto ingerido como só o contato com a pele dos nossos bichinhos causa reações inflamatórias como dor, inchaço e vermelhidão. Essas já possuem os espinhos para afastar, mas sempre temos aquele bichinho curioso né!? De qualquer forma, vale a dica.
Espada-de-São-Jorge: outra que muitas pessoas gostam de ter em casa, principalmente por ser uma planta de crença popular, mas possuem uma alta toxicidade e a ingestão dela pode levar a uma dificuldade de respirar e de movimentos em nossos bichinhos, devido à irritação da mucosa e salivação intensa.
Samambaia: essa então, nem se fala! As pessoas adoram (eu sou uma delas!). O problema é que elas causam febre, diarreia com sangue e pode levar o animal à morte. Ainda bem que costumamos deixa-las no alto, não é mesmo?
Espirradeira: essas têm uma cara bonitinha e inofensiva, porém causam um estrago. Além de afetarem os animais, afetam a gente também; podem causar arritmias, vômitos, diarreia, até mesmo paralisia, e elas possuem um efeito rápido!
Fumo-bravo: geralmente usadas para fazer cigarros ou charutos, elas nascem em vários lugares, aqui por exemplo, surgiu junto ao pé de laranja e, essas plantinhas quando ingeridas causam diarreia, inflamação do duodeno (parte inicial do intestino), gastrite, náuseas e até alguns sintomas neurológicos.
Lírio e Lírio-da-paz: lindas, atrativas, adoramos ganhar e embelezar nossas casas com elas, mas é bom ficar atento, porque essas plantinhas causam uma baita irritação nas mucosas, nos olhos e até mesmo gerar problemas respiratórios; além disso, elas causam intoxicação que altera funções do rim e neurológica. Mais uma do grupo das bonitas e perigosas!
Mamona: possui a famosa ricina que vemos em óleos e hidratações por ai (a gente ama né!!!!!!); porém, como plantinha, a gente não ama tanto assim. Se nossos bichinhos comerem, em 24 horas já começam apresentar sintomas como vômitos, diarreia, cólicas, sangue nas fezes, desidratação e por ai vai. Essa a gente já sabe que não é muito nossa amiga, mas é bom ressaltar né!
Violeta: as sementinhas dessa linda plantinha que muitos temos em casa, são tóxicas e se ingeridas levam a gastrite severa, queda de pressão, vômitos e diarreias, mas só em caso de grandes quantidades, se for só um pouquinho, é bom ficar de olho, mas pode ser que nada aconteça.
Hibisco: muito conhecem como abortivos e que causam infertilidade; outros dizem que é excelente e auxilia no emagrecimento e é muito comum de ver chás dessa planta, porém para os animais, seus efeitos são tóxicos e podem causar diarreias e vômitos, além de perda de apetite nos nossos bichinhos, deixando eles meio “chochinhos” né.
Nossos bichinhos possuem instintos, algumas vezes comem plantinhas por alguma necessidade biológica e outras simplesmente por atração, então é sempre bom ficar de olho e deixar algumas disponíveis para eles, desde que não os faça mal.
Bom, agora que vocês já sabem, é só ter um pouquinho de atenção que dá pra continuar tendo e amando os dois em casa!!!
Dica boa, a gente compartilha! Aproveita pra mandar para aquela amiga que adora um pet e uma plantinha e comenta ai o que achou!
Esperamos que tenham curtido as dicas. Até mais!
Comments