top of page
Buscar
Foto do escritorEducaparqueSP

Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

As PANC’s são as Plantas Alimentícias Não Convencionais. São plantas comestíveis que nós não possuímos no nosso cardápio diário, mas que são muito nutritivas.

Estas plantas muitas vezes são confundidas com pragas ou plantas comuns sem um aspecto comestível, mas que se você souber usar, podem adicionar muito ao seu prato, incluindo sabor e praticidade.

São plantas muito comuns que crescem de forma fácil em hortas e até em quintais domésticos.

“Estima-se que existam 10 mil espécies com potencial alimentício no país, mas, ao analisarmos nosso cardápio, praticamente tudo o que comemos é exótico. Tomate, alface e pimentão são muito explorados, mas nenhum deles é daqui. Ao valorizar espécies nativas, nós podemos causar uma revolução gastronômica”, conta Valdely, coautor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil (Editora Plantarum, 2014).

Para saber um pouquinho mais e talvez até começar a experimentar essas plantas aqui vão algumas para você conhecer:


1. Ora-pro-nobis

Com alto teor de proteína — aproximadamente 25% de sua composição —, as folhas e o caule da ora-pro-nobis podem ser consumidos em saladas, refogados, omeletes, massas e sucos!




2. Bertalha

A verdura verde-escura possui folhas ricas em nutrientes, como cálcio, ferro e vitaminas A, B, B2, B5 e C, que podem ser refogadas e utilizadas na preparação de tortas, sopas e saladas.





3. Beldroega

A planta apresenta pequenas flores amarelas e pode ser consumida cozida ou crua.

Além de ser uma rica fonte de ômega-3, recomendada para problemas cardiovasculares, apresenta propriedades diuréticas, analgésicas e anti-glicêmicas.




4. Taioba




5. Jacatupé

Feijão-macuco e batata d’água são alguns dos nomes populares para a jacatupé.

Porém, é importante saber que somente suas raízes, crocantes e levemente adocicadas, são comestíveis, e que as outras partes aéreas da planta são tóxicas e não devem ser consumidas.



6. Dente-de-leão

O consumo pode ser feito por meio de chás, saladas, recheios de tortas e molhos.



7. Serralha

A serralha é uma planta muito parecida com o dente-de-leão, porém é possível diferenciá-las. Enquanto a primeira não tem caule e produz somente uma flor, amarela e grande, a serralha possui caule longo e desenvolve cachos de flores amarelas, também em formato de roseta.



8. Hibisco

Considerada uma das melhores fontes de ferro, deixando o famoso espinafre para trás. Suas folhas jovens, flores e sementes são comestíveis e podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas.




9. Peixinho

Também conhecida como lambari da horta, a planta é muito utilizada na decoração e na culinária. O peixinho da terra pode ser servido frito ou empanado, em pratos elaborados ou como petiscos.



10. Capeba

De sabor picante, a capeba é parente da pimenta do reino e pode ser confundida com o tapiá, uma planta tóxica. Sua principal forma de consumo é por meio de chás ou saladas de folhas cozidas.



11. Picão branco

Elas apresentam pequenas flores brancas,

É consumida em forma de chá e pode ser usada externamente, em banhos a base da planta. A única restrição para o consumo do picão branco é para grávidas, pois pode restringir o fluxo de urina no organismo.



12. Folhas da batata doce

As batatas doces estão sempre presentes nas refeições do dia a dia. Mas você sabia que suas folhas são ricas fontes de nutrientes e antioxidantes? Quando cruas, podem ser tóxicas, mas refogadas, são totalmente seguras e saborosas.

As proteínas presentes na folha ajudam a prolongar a saciedade, sendo ótima opção para tratamentos de compulsão alimentar.



13. Mangará ou coração de bananeira

O mangará, conhecido também como coração de bananeira, é a parte da planta em que nascem os cachos de bananas, retirado quando as frutas ainda estão verdes. Com formato de coração, somente a parte interna — que apresenta a mesma textura e coloração que a do palmito — deve ser consumida, imediatamente após ser retirada.

É rico em nutrientes e carboidratos, que dão saciedade e diminui a ansiedade.



14. Trapoeraba

A trapoeraba é uma planta alimentícia também muito confundida com erva daninha, por não necessitar de um solo rico para se desenvolver. De folhas e caules roxos, apresentam pequenas flores roxas, rosas ou azuladas, e são ricas em fibras e proteínas.

Pode ser consumida em saladas, ensopados e refogados ou em forma de chá, eliminando as toxinas do organismo.



15. Azedinha

Como seu nome já diz, apresenta um sabor ácido característico e pode ser consumida tanto crua quanto cozida, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas.

Altamente nutritiva, a planta é fácil de ser cultivada mas não deve ser consumida em grandes quantidades, pois possui uma alta concentração de ácido oxálico.

Estas plantas são opções baratas e nutritivas para o seu prato, mas lembre-se: se você tiver restrições alimentares consulte seu médico e não consuma plantas de locais poluídos ou desconhecidos.



Referências:

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page